27.1.15

A alma só se 'desdeforma' quando o ser se lembra que todas as formas são invisíveis

A alma só se 'desdeforma' quando o ser se lembra que todas as formas são invisíveis... que todas as formas são milagrosas, na sua essência!
A alma só se 'desdeforma' quando ser se lembra que tudo é sonho, tudo é cor, tudo é belo! E, enquanto não lhe for belo à vista, então faça como o J. Régio:
"Perdoa-me, meu Deus! Já sei que basta ir mais ao fundo:
Ver tudo mais por dentro do que vira."
 
A verdade está no fundo, como a vida está no fundo, como a beleza está no fundo
É preciso ir lá e fundá-las!

"A alma cristã, em vez de progredir amorosamente, parou dentro de um culto feito de gestos e palavras; e o corpo pagão reconquista o predomínio, mas despido da helénica beleza, em pêlo hirsuto de javali. Que renascença, ó Miguel Ângelo! Mas a alma ressuscitará sem prejuízo do corpo. Há entre ele e ela um mal-entendido, que necessita de findar. O corpo helenizado tem de se adaptar à alma cristianizada. (...)
Só apreendemos as cousas num seu reflexo quimérico ou idêntico à nos...sa natureza. Não é a luz que nos alumia, mas a sua lembrança doirada, aquele sorriso triste. (...) O que nos aparece, diante dos olhos, é uma eterna recordação do mundo. E eis porque o mundo é uma esfera poética ou transformável num poema (...)." Teixeira de Pascoaes
É essa Helena, a "mulher mais bela do mundo", lá da Antiga Grécia que precisa renascer aqui em Portugal


Helena: "significa 'a reluzente'"
Quem é esta Helena? É a que se faz lenha para se desfazer na sua própria fogueira... a que a transformará em luz!
http://youtu.be/JzhMsFARH5M